quarta-feira, 24 de agosto de 2016

OBJETIVO - SÍNTESE CIENTÍFICA - RESULTADOS

  OBJETIVO GERAL

O Projeto Internacional Catamarã propõe a integração de vários cidadãos com o objetivo comum de valorizar a zona costeira e fluvial através de ações artísticas, culturais e científicas integrando profissionais de áreas afins através da troca de experiência relacionada com o mar.
SÍNTESE Científica
A nossa civilização, no que se refere à trajetória de ocupação e de exploração do planeta, encontra-se em um momento crucial, pois a Terra emite sinais de alarme que indicam evidências de esgotamento de sua capacidade de suporte para as atividades humanas. [...] Em razão da complexidade da questão ambiental, existe a necessidade de os processos educativos condições para as pessoas adquirirem conhecimentos e habilidades, e desenvolverem atitudes a fim de intervir de forma participativa em processos decisórios que implicam a alteração, para melhor ou pior, da qualidade ambiental. [...] A questão ambiental adquiriu uma dimensão adequada à importância da problemática, mas enfrenta ainda certas dificuldades que são intrínsecas aos próprios conceitos que foram sendo desenvolvidos, como, por exemplo, o de desenvolvimento sustentável, que passou a existir a partir do relatório Nosso futuro comum, de 1987, apresentado pela Comissão Mundial sobre Meio ambiente e Desenvolvimento, e amplamente discutido na Conferência Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Este conceito é importante, mas de uma complexidade operacional muito grande, já que a questão relativa ao ambiente, com base na gestão ambiental, tem de sair do seu campo, de sua especialidade, e buscar a compreensão de conflitos sociais que envolvam o desenvolvimento econômico, as políticas públicas, as questões de etnia, e de gênero.
“Nessa conjuntura, torna-se urgente reexaminarmos e redimensionarmos os projetos de crescimento econômico, com base na perspectiva do desenvolvimento humano e da conservação ambiental”.
(BERTÉ, Rodrigo. Gestão Socioambiental no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013).

  
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

2.1. De desenvolvimento:
Observar as características culturais, geográficas e ambientais da Zona Costeira do Estado da Paraíba.
Favorecer um momento de convívio fraterno, uma intervenção artística e ativista numa troca de experiências entre profissionais das diversas áreas que tem como afinidade a preservação da natureza.

2.2. De imediato:
Realizar o Projeto Internacional Catamarã, com periodicidade anual.
                                                  RESULTADOS
3.1.  Resultados Esperados:
         3.1.1. Promover experiências que favoreçam a interação racional do homem com o meio ambiente.
                              3.1.2. Divulgar a arte e o meio ambiente realizando reflexões sobre as tecnologias e os manejos sustentáveis, através das atividades científicas, culturais e empresariais realizadas durante o evento.
 3.1.3. Observar, analisar e registrar o ambiente cultural e cientifico local em conformidade com acontecimentos global.
3.1.4. Possibilitar intercâmbio cultural.
3.1.5. Mostrar em Eventos relacionados, a produção artística e empresarial local.
3. 2. Resultados obtidos                                                        
3.2.1. Identificar pontos diferentes e semelhantes do proposto.
3.2.2. Realizar sugestões e críticas construtivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário